loading...
O Colégio de São Jerónimo foi um dos primeiros colégios universitários edificados na alta de Coimbra, a partir de 1565. O projeto foi de Diogo de Castilho. Construído sobre a antiga muralha da cidade, compunha-se, como os restantes colégios regulares (colégios para frades), de uma igreja e de um claustro, em torno do qual se organizavam as principais dependências: além da igreja, a sacristia, a sala do capítulo, uma sala de aula. Ao longo da muralha desenvolviam-se outros espaços como refeitório, cozinha e armazéns e o dormitório dos frades no andar superior. No séc. XVIII acrescentou-se o portal barroco do colégio e a magnífica escada de três lanços, a mais notável dos colégios de Coimbra.
Após a extinção das ordens religiosas (1834) o edifício foi muito transformado e adaptado a hospital, tendo constituído, até 1985, um dos núcleos dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Encontra-se hoje ocupado por vários departamentos universitários.
O material reproduzido resulta de dois trabalhos distintos desenvolvidos em anos sucessivos. O primeiro procurou fazer a reconstituição do edifício do colégio, anterior às transformações hospitalares do século XIX, a partir dos espaços físicos ainda existentes, da famosa gravura oitocentista de Vivian e das plantas do edifício, feitas na época por Costa Simões.
Um segundo trabalho focou-se na reconstituição da desaparecida igreja do colégio, cuja abóbada foi demolida e cujo interior foi preenchido pelos vários níveis de pavimento que hoje existem. A reconstituição incluiu o estudo da documentação referida e a análise dos vestígios arquitetónicos ainda existentes – os restos de duas capelas laterais e os cunhais e cornija do antigo templo.
Trabalho do Colégio
Ana Rita Silva · Ana Francisca Loureiro · Leonor Mesquita · Marianne Ullmann
2012/2013
Trabalho da Igreja
Andreia Catarino · Gonçalo Barbosa · Maria Correia · Nide Santos · Marília Santos
2013/2014