loading...
O colégio de Nossa Senhora da Graça, obra de Diogo de Castilho, faz parte do conjunto de colégios da Rua da Sofia, mandados edificar no século XVI em Coimbra. Era um colégio de tipologia conventual, pertencente à Ordem dos Eremitas Calçados de Stº Agostinho (Gracianos).
O claustro (1543-1548), o primeiro da sequência de claustros “castilhianos” da cidade, organiza todo o colégio, assegurando a ligação entre templo, casa do capítulo, refeitório, dormitórios, e outras dependências. O atual primeiro andar do claustro não é o original e terá sido construído nos séculos XVII ou XVIII.
A igreja (1548-1555) foi a primeira igreja renascentista de Coimbra, composta por nave única coberta por abóbada de berço com caixotões, capelas laterais intercomunicantes e coro alto sobre a entrada.
O trabalho incidiu, sobretudo, na tentativa de reconstituição da evolução da frente de rua do colégio, desde o núcleo inicial, composto pela igreja e pelo quadrângulo do claustro, passando pela construção posterior do extenso corpo do dormitório sobre a rua, e terminando nas transformações resultantes da adaptação a quartel nos séculos XIX e XX.
O trabalho desenvolvido consistiu essencialmente na recolha de material documental e no redesenho dos levantamentos pré-existentes – realizados no âmbito do Concurso de Ideias para a Reabilitação da Rua da Sofia, em 2003 (referentes à situação anterior à muito recente reformulação do dormitório para o Centro de Documentação 25 de Abril). Com base na consulta e análise da informação escrita, gráfica e iconográfica disponível, desenvolveu-se a reconstituição hipotética da evolução das fases construtivas do edifício.
Ana Rita Reis · Andreia Lopes · Joana Lopes · Rafaela Silva
2012/2013