loading...
Localizada no Baixo Mondego, na margem sul do rio, em frente à povoação da Ereira, a Quinta de Almiara pertenceu ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.
A casa da quinta era a sede da produção agrícola dos terrenos envolventes (sobretudo arroz) e servia de retiro estival aos frades crúzios. O núcleo inicial aparenta ser do final do século XVI, como dá conta a data de 1580 inscrita numa das portas do edifício. A casa terá sido objeto de importantes campanhas de obras nos séculos XVII e XVIII, épocas em que se foi construindo a extensa frente, virada ao rio e a norte, composta de corpo central e de torreões nas pontas (um deles nunca completado).
A partir de 1834, com a extinção das ordens religiosas, passou a pertencer a privados. Encontra-se atualmente abandonada.
O trabalho desenvolvido consistiu essencialmente no levantamento das estruturas existentes e na produção de um registo fotográfico do estado atual do edifício. Partindo dos desenhos produzidos, e com base na consulta e análise da informação escrita e iconográfica disponível, desenvolveu-se ainda uma hipótese referente ao edifício que procura identificar ou reconstituir os espaços hoje devolutos ou arruinados.
Andreia Barata · Bruna Marques · Diogo Tavares · Mariana Martins · Mariana Almeida
2012/2013
Elementos gráficos revistos por João Negrão, 2016