Quinta da Bouça

Penela

Imagem de apresentação

Descrição

O solar da Quinta da Bouça é um imponente palacete setecentista, com uma fachada de dois pisos com torrões nos extremos, situado 3 ou 4 kms a nascente da vila de Penela. A casa encontra-se atualmente em adiantado estado de degradação - praticamente irreparável caso não seja intervencionada rapidamente. A implantação recatada e bucólica, junto ao curso inicial do rio Corvo, foi recentemente afetada pela construção do viaduto da autoestrada A13, que rasga todo o vale e que lhe corta os horizontes.
De acordo com uma tese de doutoramento recente, de Ana Isabel Sampaio Ribeiro (FLUC, 2012), a quinta pertenceu à família Garrido, tendo o solar sido edificado por iniciativa de Pedro Álvares Garrido, pouco antes de falecer, em 1740.

Material produzido

Os alunos realizaram o levantamento da casa no seu estado atual, ficando registada, genericamente, a organização geral do imóvel. A casa foi alterada ao longo da sua história, pois a escadaria exterior de acesso que hoje existe, ao centro da fachada, não é da construção inicial. Como observou Nogueira Gonçalves a porta original (no piso térreo) “ligava-se à sacada média, formando conjunto”. A escada interna, que faria o acesso original entre os pisos térreo e nobre, foi alterada e também já não existe. No interior destaca-se a belíssima sala de jantar, de planta oitavada e teto piramidal em estuque, com passa-pratos de madeira em dois dos ângulos. Atrás da casa, com acesso independente desde o exterior, existe a capela, dotada de uma tribuna donde os proprietários podiam assistir às celebrações.
Para além do levantamento do estado atual, fez-se também uma proposta de reconstituição da fachada original da casa. Foi também realizado um registo fotográfico do imóvel.

Registo fotográfico

Material documental

Desenhos de levantamento

Desenhos de interpretação

Bibliografia

  • AZEVEDO, Carlos de - Solares Portugueses: Introdução ao estudo da Casa Nobre. Porto: Livros Horizonte, 1988
  • CORREIA, Vergílio; GONÇALVES, António Nogueira - Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Coimbra. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1953
  • RIBEIRO, Ana Isabel - Nobrezas e Governança - Identidades e Perfis Sociais (Coimbra: 1777-1820). Coimbra: FLUC, 2012. Tese de doutoramento em História (História Moderna)
  • Morgadio dos Garridos - Livro Mestre da Casa dos Garrido (178?-1822). Arquivos da Universidade de Coimbra - Ref. PT/AUC/PFM/MG
  • SIPA

Créditos

André Gomes • Gilberto Gameiro • Jorge Dias • Miguel Medeiros • Renato Rosário • Sérgio Ribeiro
2013/2014


Do mesmo tema...